O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou nesta terça-feira, 9 de setembro, a campanha Setembro Amarelo, com foco na prevenção ao suicídio e na valorização da vida. Com o slogan ‘Se precisar, peça ajuda’, a ação busca quebrar tabus e estimular o diálogo sobre saúde mental, promovendo atividades até o dia 26 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
A campanha inclui a distribuição de material educativo e capacitação de profissionais, com a participação ativa da Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES. Nathália Santos, gerente da SES, enfatiza a necessidade de conscientização sobre os sinais que podem indicar risco, como isolamento social e mudanças drásticas no humor, além da importância de buscar ajuda profissional.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são uma das principais portas de entrada para atendimento em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo acolhimento sem agendamento prévio. A população também pode contar com a escuta emergencial do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 e deve acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar em situações de risco iminente.