O governo brasileiro anunciou, nesta segunda-feira (15), o programa Investe + Aeroportos, que visa flexibilizar as regras para a instalação de empreendimentos privados em aeroportos. A medida permitirá a construção de hotéis, shoppings e centros de convenções, além de galpões logísticos, com contratos de prazos mais longos para amortização dos investimentos. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a expectativa é atrair até R$ 10 bilhões em investimentos privados nos próximos anos.
O ministro Silvio Costa Filho enfatizou que a revisão da Portaria 93 é uma oportunidade para fomentar investimentos nos aeroportos brasileiros. Ele afirmou que o objetivo é transformar os terminais em polos de crescimento econômico regional, destacando que a medida deve impulsionar tanto a aviação quanto as atividades comerciais e logísticas nos sítios aeroportuários. “A gente quer fazer com que os aeroportos se transformem em verdadeiros centros de desenvolvimento do Brasil”, declarou.
Além disso, Costa Filho ressaltou o impacto positivo da mudança nas futuras concessões. Com a nova portaria, haverá maior segurança jurídica e valorização dos ativos da União. Um aeroporto estruturado e funcionando bem economicamente tende a valorizar ainda mais quando for feita uma nova concessão daqui a 30 ou 40 anos, aumentando o valor do ativo.