O governo federal do Brasil divulgou, nesta sexta-feira (12), a lista de produtos que poderão acessar o crédito emergencial do Plano Brasil Soberano. Essa medida foi criada para apoiar os exportadores brasileiros que sofreram com as tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos no dia 30 de julho deste ano. A tabela com os produtos afetados já está disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O programa prevê a liberação de R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito com juros reduzidos, destinado a empresas que tiveram pelo menos 5% de seu faturamento impactado. Além disso, outras empresas poderão acessar R$ 10 bilhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, 9.777 produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) terão prioridade, sendo que 9.075 serão considerados automaticamente, enquanto 702 exigirão autodeclaração das empresas para comprovar prejuízos nas exportações.
Os financiamentos poderão ser utilizados para diversas finalidades, como capital de giro e investimento em inovação tecnológica. Os prazos para pagamento variam de 5 a 10 anos, com carência entre 12 e 24 meses. O Plano Brasil Soberano foi lançado em 13 de agosto e busca mitigar os efeitos das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, promovendo a recuperação econômica do setor exportador.