O Google enfrenta um novo processo por monopólio em publicidade, aberto em 8 de setembro de 2025, em um tribunal federal na Virgínia, Estados Unidos. Este é o segundo processo voltado à plataforma de anúncios da empresa, que já havia sido alvo de uma decisão judicial anterior que constatou a monopolização de dois mercados tecnológicos importantes: plataformas de anúncios e ferramentas utilizadas por sites para vender espaço publicitário.
O julgamento sobre medidas corretivas está agendado para ocorrer ainda neste mês, com o objetivo de decidir se o Google deverá vender partes de suas operações publicitárias. O Departamento de Justiça dos EUA defendeu que a empresa seja obrigada a vender sua plataforma de anúncios, AdX, e a permitir a integração de sua tecnologia com a de concorrentes. Em resposta, a direção do Google argumentou que a venda não seria necessária e sugeriu apenas ajustes de interoperabilidade.
Rajeev Goel, CEO da PubMatic, destacou que a decisão anterior sobre monopólio era “significativa, mas incompleta”, enfatizando que o verdadeiro obstáculo à inovação dos concorrentes é o monopólio do Google. A empresa não se pronunciou sobre o novo processo até o momento, enquanto as implicações desse caso podem afetar significativamente o mercado publicitário digital.