A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realizou no dia 29 de setembro de 2025 a Conferência Municipal de Direitos Humanos. O evento aconteceu no HUB Goiás e contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais. Durante o encontro, foram elaboradas propostas locais de políticas públicas e eleitos os delegados que representarão a capital nas etapas estadual e nacional da conferência.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, os participantes debateram questões relacionadas à democracia e participação popular, igualdade e justiça social, enfrentamento a violações, justiça climática, proteção internacional dos direitos humanos e fortalecimento institucional. O superintendente de Direitos Humanos, Eduardo Oliveira, destacou a diversidade de vozes e a participação coletiva como fundamentais para os resultados alcançados.
A secretária municipal da Semasdh, Erizânia Freitas, enfatizou o compromisso de Goiânia em construir políticas públicas inclusivas e transformadoras em diálogo com a sociedade. As propostas aprovadas na conferência devem impactar positivamente as etapas seguintes do processo estadual e nacional, contribuindo para o fortalecimento dos direitos humanos no país.