A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), manifestou apoio ao pedido de prisão preventiva do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), devido a ataques dirigidos à prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias. A declaração foi feita no domingo (7.set.2025), após a Advocacia do Senado protocolar o pedido em 4 de setembro, alegando que as ofensas proferidas por Ciro são ‘gravíssimas’ e refletem um ‘machismo repugnante’.
Gleisi destacou que Ciro tem desafiado a Justiça com ataques reiterados desde 2024, e expressou solidariedade à prefeita Janaína. O pedido de prisão preventiva, parte de uma ação penal eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral, visa proteger Janaína, que já havia sido alvo de declarações ofensivas por parte do pedetista. Em maio, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou Ciro a pagar R$ 52.000 à prefeita por danos morais.
A defesa de Ciro Gomes, representada pelo advogado Walber Agra, argumenta que suas declarações são protegidas pela liberdade de expressão e não constituem ofensas. O pedido de prisão preventiva está sob análise da Justiça, com aliados de Janaína defendendo a medida como essencial para interromper a escalada de ataques. O Poder360 aguarda uma manifestação da assessoria de Ciro sobre o caso.