A Geração Z está se tornando cada vez mais obcecada por sabores salgados, cítricos e agridoces, com destaque para os picles e alimentos fermentados. Esse fenômeno, que começou durante a pandemia, é evidenciado por um estudo da plataforma Pinterest, que prevê um crescimento contínuo dessas preferências até 2025. Conversas nas redes sociais sobre picles aumentaram 11,49% no último ano, e as buscas por esse alimento no YouTube cresceram 60% desde abril.
As marcas estão atentas a essa mudança de paladar e já desenvolvem novos produtos ou reformulam receitas existentes para atender a essa demanda. Exemplos incluem o alfajor de pistache da Havanna e as Chocolinas de matcha na Argentina. Além disso, a inovação se estende a drinks e snacks que incorporam picles, refletindo uma busca por experiências gastronômicas diferenciadas entre os jovens consumidores.
O cenário pós-pandemia e a crise econômica global também influenciam essas tendências alimentares. Com as pessoas cozinhando mais em casa e priorizando ingredientes de qualidade, o DIY (faça você mesmo) se popularizou. Essa mudança de comportamento é impulsionada pela escassez e pelo aumento de preços de produtos importados, tornando-os ainda mais desejáveis para os consumidores em busca de status através da alimentação.