Uma área de baixa pressão está reforçando a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil nesta terça-feira (30), provocando avanço do frio e chuvas intensas. As regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registram temporais com trovoadas e rajadas de vento, especialmente no Oeste gaúcho, Vales, Planalto, Norte catarinense e Sudoeste paranaense. Em Porto Alegre, a terça começa com chuva e temperaturas amenas, com máxima próxima a 23 °C.
No Centro-Oeste, o calor predomina com temperaturas elevadas e ar seco. Cuiabá pode alcançar até 41 °C, enquanto Brasília registra máximas em torno de 33 °C. Em Campo Grande, os termômetros ultrapassam os 35 °C, com pequena chance de pancadas rápidas durante a semana. No Sudeste, o interior mantém o ar seco e quente, com São Paulo chegando a 31 °C e Rio de Janeiro entre 32 °C e 33 °C. O litoral dessas regiões pode ter pancadas isoladas a partir de quarta-feira.
No Norte e Nordeste do país, a umidade do mar alimenta nuvens que provocam chuvas localizadas entre Maceió e Recife, com temperaturas amenas. Manaus e Belém apresentam períodos de chuva e calor elevado. A previsão indica que o tempo instável no Sul deve persistir até quinta-feira (2), com queda nas temperaturas e aumento da umidade, enquanto o calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste pode agravar riscos relacionados à seca e ao desconforto térmico.