Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, mantendo o estado em alerta para temporais nesta quarta-feira (3). A instabilidade climática favorece a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo, especialmente na metade sul do território gaúcho. O ClimaTempo alerta para o elevado risco de alagamentos, inundações e deslizamentos na região.
Enquanto o Sul enfrenta essas condições severas, Santa Catarina e Paraná experimentam um clima oposto, com predomínio de sol e calor intenso, com máximas próximas dos 35°C no norte e noroeste paranaense. No Sudeste, a umidade proveniente do oceano provoca pancadas de chuva em áreas do Espírito Santo e Minas Gerais, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro enfrentam sol forte e calor. No Centro-Oeste, temperaturas extremas são registradas, com Cuiabá podendo alcançar os 40°C.
No Nordeste, a costa leste, especialmente na Bahia, está sob risco de chuvas fortes e temporais. Entre Aracaju e Natal, as pancadas variam de fracas a moderadas, mas há possibilidade de chuvas intensas em algumas áreas. No Norte, a instabilidade se espalha por estados como Amazonas e Rondônia, trazendo risco de temporais, enquanto no Pará e Amapá as chuvas são fracas e isoladas. Em Tocantins, o sol predomina e a umidade continua em queda.