Fortaleza foi palco, entre os dias 8 e 10 de setembro, do 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que reuniu mais de 300 participantes no Sindicato dos Bancários do Ceará. O evento teve como foco a discussão sobre a democratização da comunicação no Brasil e a regulação das grandes plataformas digitais, além da eleição da nova Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Durante o encontro, foram realizados três painéis centrais que abordaram temas cruciais como a luta pela democratização da comunicação, os desafios impostos pelas grandes plataformas e o impacto da inteligência artificial no trabalho. Nacelio Santos, comunicador popular e militante do MST, enfatizou a relevância do evento para fortalecer a comunicação popular e a necessidade de estar atento às mudanças tecnológicas.
No último dia do evento, foi eleita a nova Coordenação Executiva do FNDC para o biênio 2025-2027, com Katia Marko assumindo a coordenação geral. Marko ressaltou que o novo desafio será recolocar a democratização da comunicação no centro das pautas sociais e políticas, enfrentando questões como a regulação das big techs e o cumprimento das diretrizes constitucionais sobre comunicação pública e comunitária.