O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O julgamento na Primeira Turma da Corte já apresenta um placar de 2 a 0 a favor da condenação, com o relator Alexandre de Moraes também se posicionando nesse sentido.
Dino ressaltou que as penas para os réus Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira devem ser menores devido à sua menor participação na trama golpista. Os ministros também votaram pela condenação dos réus pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, além de danos qualificados ao patrimônio tombado, com exceção de Ramagem.
As implicações desse julgamento são profundas, pois a condenação pode resultar em penas severas para os envolvidos e reforçar a necessidade de proteção do Estado Democrático de Direito no Brasil. A expectativa é que o julgamento seja concluído até a próxima sexta-feira, 12 de setembro, e que uma maioria se forme entre os cinco ministros da Turma para tornar os réus culpados.