A segunda edição do Festival da Macaxeira será realizada de 3 a 5 de outubro no Horto Florestal, em Rio Branco, Acre. O evento, que no ano passado ocorreu na Praça da Revolução, visa reunir produtores rurais e a comunidade para valorizar a produção agrícola local e incentivar a comercialização de produtos derivados da macaxeira. A mudança de local foi feita para melhorar a acomodação dos expositores e do público.
Organizado pela prefeitura de Rio Branco em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), o festival contará com uma programação rica em atividades culturais, incluindo shows, concursos e oficinas. Os concursos de rainha da produção e da maior macaxeira são alguns dos destaques, com prêmios que somam R$ 47,5 mil. A escolha da rainha ocorrerá na abertura do festival, enquanto o concurso da maior macaxeira avaliará raízes com base em peso e comprimento.
O festival não apenas celebra a cultura local, mas também busca promover o desenvolvimento econômico da região ao fortalecer pequenos e médios empreendedores. Com uma variedade de atrações, o evento promete ser um ponto de encontro para a comunidade e uma vitrine para os produtos agrícolas do Acre, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural local.