Um estudo encomendado pelo Google e realizado pela National Research Group revelou que 62% dos executivos brasileiros estão adotando agentes de inteligência artificial em suas operações. A pesquisa, que abrangeu 701 líderes de empresas com receita anual superior a US$ 10 milhões no Brasil e no México, mostrou que 80% das empresas que utilizam IA generativa percebem um alinhamento entre essa tecnologia e seus objetivos de negócios. Além disso, o estudo aponta que 50% ou mais do orçamento futuro destinado à inteligência artificial será alocado para agentes de IA.
Os dados indicam que tanto as empresas brasileiras quanto as mexicanas reconhecem o impacto positivo da IA generativa, com 53% dos entrevistados relatando um aumento anual de receita entre 6% e 10% devido à implementação dessa tecnologia. Fernanda Jolo, diretora de engenharia de clientes de IA para a América Latina do Google Cloud, destacou que os agentes de IA são aqueles que racionam, planificam e agem, enfatizando a crescente sofisticação desses sistemas. No Brasil, as áreas mais beneficiadas incluem produtividade individual (74%), vendas e marketing (73%) e atendimento ao cliente (72%).
As implicações desse estudo são significativas, pois revelam uma tendência crescente entre as empresas brasileiras em investir em tecnologia de ponta para otimizar processos e aumentar a receita. A disposição de 48% dos executivos latino-americanos para realocar orçamentos de outras áreas para IA generativa, sendo 43% no Brasil, demonstra uma mudança estratégica em direção à inovação. Com o avanço contínuo dos agentes de IA, espera-se que mais empresas adotem essas soluções para se manter competitivas no mercado.