Na sexta-feira, 26 de setembro de 2025, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou que o Departamento de Justiça enviará agentes para reforçar a segurança das instalações federais de imigração. A decisão foi tomada após um ataque a tiros no escritório do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega) em Dallas, Texas, ocorrido em 24 de setembro. Bondi destacou que a violência contra agentes do ICE é uma preocupação crescente e que o Departamento não ficará inerte diante dessa ilegalidade.
O atirador do ataque em Dallas deixou uma mensagem anti-ICE em uma das balas não disparadas. Sob orientação do presidente Donald Trump, Bondi afirmou que as forças-tarefa de combate ao terrorismo em todo o país serão instruídas a investigar e interromper atos de terrorismo doméstico, incluindo ataques contra agentes federais. Trump também assinou um memorando de segurança nacional que estabelece uma estratégia para combater a violência política organizada e intensificar investigações sobre crimes motivados por disputas políticas.
A procuradora-geral enfatizou que o Departamento de Justiça buscará as acusações mais severas contra os envolvidos em atos de violência e obstrução. As medidas visam proteger os agentes federais e garantir a segurança das instalações do ICE, refletindo uma postura firme do governo dos EUA contra a crescente onda de violência direcionada a instituições governamentais. Essa ação pode ter implicações significativas na forma como as autoridades lidam com questões de imigração e segurança pública no país.