O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu nesta segunda-feira (15) a Israel que seu país manterá a ‘máxima pressão’ sobre o Irã para impedir que fabrique uma arma nuclear. Em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Rubio afirmou que ‘o presidente [Donald Trump] continua com uma campanha de máxima pressão’ e que essa estratégia será mantida até que o Irã mude de rumo. ‘Um Irã nuclear governado por um clérigo xiita radical é um risco inaceitável’, completou.
Netanyahu, por sua vez, destacou a importância da decisão de Trump em atacar as instalações nucleares iranianas, considerando-a não apenas militarmente sensata, mas também uma mensagem para o mundo. Ele mencionou que os ataques realizados em junho destruíram instalações nucleares e militares e resultaram na morte de vários cientistas nucleares. O primeiro-ministro israelense enfatizou que a postura dos EUA e de Israel é fundamental para garantir a segurança regional.
As declarações ocorrem em um momento de crescente tensão entre os EUA e o Irã, que insiste que seu programa nuclear é pacífico. O Irã já indicou que mais de mil pessoas perderam a vida em conflitos recentes, refletindo a gravidade da situação. A continuidade da pressão econômica e militar pode ter implicações significativas para a estabilidade no Oriente Médio e para as relações internacionais envolvendo potências como os EUA e Israel.