Um júri federal em Ohio indiciou 22 cidadãos e empresas farmacêuticas da China por conspiração para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro internacional. Na quarta-feira, 3 de setembro de 2025, o Departamento de Justiça dos EUA acusou esses indivíduos de comércio ilegal de agentes de corte utilizados para aumentar a potência do fentanil. O norte-americano Eric Michael Payne foi identificado como o principal fornecedor desses agentes ilegais para traficantes que atuavam no sul de Ohio, adquirindo substâncias de empresas chinesas que se apresentavam como farmácias online.
Os documentos judiciais revelam que as empresas chinesas e seus associados comercializavam e exportavam substâncias controladas para os Estados Unidos, cientes de que seriam utilizadas para potencializar o fentanil. Entre 2022 e 2025, os acusados norte-americanos compraram pelo menos 10 quilogramas desses agentes, que poderiam resultar em mais de 150 quilogramas da droga para venda em Ohio. As autoridades dos EUA informaram que os próximos passos incluem o julgamento dos acusados e a continuidade das investigações para desmantelar a rede criminosa.
As empresas chinesas envolvidas nas acusações incluem Guangzhou Tengyue Chemical Company, Guangzhou Wanjiang Biotechnology, Hebei Hongjun New Material Technology e Hebei Feilaimi Technology. A operação destaca a crescente preocupação das autoridades americanas com o tráfico internacional de substâncias químicas que potencializam drogas perigosas como o fentanil, refletindo um desafio significativo na luta contra a epidemia de opioides nos Estados Unidos.