O governo dos Estados Unidos anunciou que aplicará uma tarifa de 10% sobre as importações de madeira não folhosa (softwood), com início previsto para 14 de outubro. Na mesma data, a Casa Branca decidiu adiar em duas semanas a aplicação das tarifas sobre móveis estofados e armários de cozinha, que estavam inicialmente programadas para entrar em vigor em 1º de outubro.
A medida foi divulgada após o ex-presidente Donald Trump ter informado que seu governo aplicaria tarifas de 30% sobre alguns móveis estofados e de 50% sobre armários de cozinha. O ajuste nas datas e nas alíquotas reflete uma tentativa do atual governo americano de equilibrar as pressões comerciais e oferecer um período maior para negociações e adaptação do setor produtivo.
Essa decisão pode impactar as relações comerciais entre os Estados Unidos e seus parceiros exportadores, além de influenciar o mercado interno americano, especialmente o segmento de móveis importados. O adiamento das tarifas sobre móveis permite maior flexibilidade para os importadores e fabricantes, enquanto a nova taxa sobre madeira sinaliza continuidade na política tarifária para proteger a indústria nacional.