O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (USDOT) determinou o encerramento da joint venture entre a Delta Airlines e a Aeroméxico, com a finalização prevista para 1º de janeiro de 2026. A decisão retira a imunidade antitruste da parceria, obrigando as duas companhias a descontinuar atividades que afetam a concorrência, como precificação comum e gestão de capacidade, embora possam manter colaborações em marketing e programas de milhagem.
O secretário de Transportes dos EUA, Sean P. Duffy, expressou preocupações sobre a não conformidade do México com o Acordo de Transporte Aéreo EUA-México de 2015. Ele afirmou que o país não tomou medidas significativas para corrigir as falhas desde 2022, quando rescindiu slots e forçou transportadoras americanas a realocar operações, resultando em custos elevados para as empresas dos EUA.
Duffy também mencionou que o governo está monitorando outros países que possam estar desrespeitando acordos semelhantes, enfatizando o compromisso do Departamento em garantir mercados de aviação justos e competitivos. A Delta poderá manter sua participação acionária na Aeroméxico e ambas as companhias continuarão autorizadas a operar voos entre os EUA e o México sem restrições adicionais.