O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (USDOT) determinou o fim da joint venture entre a Delta Airlines e a Aeroméxico, com a parceria devendo ser encerrada até 1º de janeiro de 2026. A decisão implica na retirada da imunidade antitruste, forçando as companhias a descontinuar atividades sensíveis à concorrência, como precificação comum e gestão de capacidade, embora ainda possam colaborar em marketing e programas de milhagem.
O Secretário de Transportes dos EUA, Sean P. Duffy, expressou preocupações sobre a não conformidade do México com o Acordo de Transporte Aéreo EUA-México de 2015, afirmando que o país não tomou medidas significativas para corrigir as irregularidades desde 2022. Ele ressaltou que promessas vazias não são suficientes e que é necessário ver ações concretas para restaurar a justiça no mercado aéreo.
Além disso, Duffy mencionou que o Departamento está monitorando outros países que possam estar desrespeitando acordos semelhantes, enfatizando o compromisso em garantir mercados de aviação justos e competitivos. A Delta poderá manter sua participação acionária na Aeroméxico e ambas as companhias continuarão autorizadas a operar voos entre os EUA e o México sem restrições.