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Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Últimas notícias > Estudo aponta que Brasil levaria 468 anos para formar professores de educação especial
Últimas notícias

Estudo aponta que Brasil levaria 468 anos para formar professores de educação especial

Marcela Guimarães
Última atualização: 15 de setembro de 2025 03:03
Marcela Guimarães
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Tempo: 2 min.
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Um estudo do Instituto Rodrigo Mendes indica que, se o ritmo atual de formação de professores for mantido, o Brasil levaria impressionantes 468 anos para capacitar todos os docentes da educação básica a atender alunos com deficiência. O levantamento, fundamentado em dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), destaca que o número de matrículas na educação especial mais que dobrou na última década, passando de 930,6 mil para 2,07 milhões em 2024. Desses, 92,6% estão em escolas regulares, ao lado de colegas sem deficiência, e têm direito a apoio especializado.

Entretanto, o crescimento no número de professores com formação específica não acompanha a demanda. Em 2014, havia apenas 97,1 mil docentes qualificados em educação especial, representando 4,4% do total. Em 2023, esse número aumentou para 151,3 mil, ou seja, apenas 6,4% do total de professores, refletindo um crescimento anual de apenas 0,2 ponto percentual. Se essa tendência persistir, a universalização da formação entre os 2,2 milhões de professores do país se tornará uma meta inatingível por séculos.

As implicações desse cenário são alarmantes para a inclusão educacional no Brasil. A falta de formação adequada para atender às necessidades dos alunos com deficiência pode comprometer o direito à educação de qualidade e a inclusão social desses estudantes. A situação exige uma resposta urgente das autoridades educacionais para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino que respeite suas particularidades e promova sua plena participação na sociedade.

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