O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) respondeu nesta segunda-feira (8) ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chamou manifestantes de direita de ‘traidores da pátria’. Eduardo afirmou que Lula busca ‘soberania para continuar fazendo o que ele bem entender’ e o comparou a um ‘bêbado da rua’, alegando que sua importância na comunidade internacional diminuiu, especialmente em relação a Israel e aos Estados Unidos.
Durante a entrevista ao Poder360, o congressista criticou a forma como o governo lida com a soberania, citando exemplos como o envio de um avião da FAB para buscar a ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia e a visita de Lula à ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Essas declarações surgem em meio a manifestações em várias cidades do Brasil em apoio a Jair Bolsonaro, que enfrenta um julgamento no STF por tentativa de golpe de Estado.
As manifestações, que ocorreram no dia 7 de setembro, tiveram como tema central a anistia para os condenados por atos de vandalismo em janeiro de 2023 e para o próprio ex-presidente. Enquanto isso, o julgamento de Bolsonaro no STF pode resultar em penas que variam de 12 a 43 anos de prisão, dependendo da decisão da corte. Eduardo Bolsonaro, atualmente residindo nos Estados Unidos, não participou das sessões na Câmara desde sua saída do Brasil.