O deputado Eduardo Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 4, que o esforço dos empresários brasileiros para reduzir as tarifas impostas pelos Estados Unidos só será efetivo com a aprovação de uma anistia em Brasília. “Está muito claro que não é uma questão comercial. Então, a melhor maneira para você solucionar isso é em Brasília, não é aqui”, declarou o parlamentar a jornalistas. Ele ressaltou que, se a anistia for votada, o Brasil estará em uma posição mais favorável para negociar com o governo Trump.
Durante sua fala, Bolsonaro destacou que não participará de um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Washington, onde empresários buscam reverter as tarifas do presidente Donald Trump. Em vez disso, ele se reunirá com empresários para discutir estratégias comerciais e reforçar a mensagem de que a pressão deve ser feita em Brasília. “Não é uma anistia para inglês nem para americano ver”, afirmou, enfatizando que se trata de uma medida séria para melhorar as condições de negociação.
Além disso, o deputado expressou sua expectativa de que o governo Trump reaja ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciado nesta semana no STF. Embora não possa prever a natureza da resposta, ele acredita que haverá algum tipo de manifestação do governo americano em breve. “Pode até não ser amanhã, mas eu esperaria algum tipo de resposta, sim, nos próximos momentos”, concluiu Bolsonaro.