O dólar recuou na sessão desta terça-feira, 16 de setembro de 2025, ante as principais moedas fortes, com investidores se posicionando antes do anúncio da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira, 17. Neste fim de tarde, a moeda americana era cotada a 146,45 ienes, enquanto o euro subia a US$ 1,1864 e a libra avançava a US$ 1,3655. O índice DXY, que mede a variação do dólar frente a outros pares, cedia a 96,649 pontos.
O euro atingiu seu maior nível em quatro anos em relação ao dólar, impulsionado pela expectativa de um diferencial de juros entre os EUA e a zona do euro. O Banco Central Europeu (BCE) tem adotado uma postura mais cautelosa em relação a novas reduções de taxa. Apesar das instabilidades políticas na França, com um novo primeiro-ministro sendo nomeado, isso não parece afetar a moeda europeia, segundo o analista Antônio Ruggiero da Convera.
Embora uma grande recuperação do dólar não seja esperada para este ano, analistas indicam que a moeda americana deve se estabilizar. Jonas Goltermann, da Capital Economics, prevê que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) manterá um ritmo gradual de flexibilização da política monetária. Na Argentina, o dólar operava próximo ao teto da banda móvel cambial, cotado a 1.469,495 pesos.