Na última semana, dois acidentes com trens chamaram a atenção no Brasil, um em Araraquara, São Paulo, e outro em Vassouras, Rio de Janeiro. Em Araraquara, um caminhão atravessou a linha férrea, resultando no descarrilamento de 14 vagões, enquanto em Vassouras, outro caminhão foi atingido ao tentar cruzar os trilhos. Apesar da gravidade das cenas, não houve mortes; os ocupantes dos caminhões sofreram apenas ferimentos leves.
Os acidentes destacam a imprudência nas passagens de nível, onde frequentemente motoristas e pedestres desrespeitam sinalizações. Câmeras de segurança já registraram diversas situações perigosas, como ônibus estacionados sobre os trilhos e motoristas que tentam atravessar em momentos arriscados. Especialistas alertam que 75% dos acidentes ferroviários são causados por interferência de terceiros, enfatizando a necessidade de maior conscientização sobre os riscos envolvidos.
As investigações sobre os acidentes estão em andamento. A concessionária Rumo informou que o caminhão em Araraquara desrespeitou a sinalização, enquanto a MRS lamentou o ocorrido em Vassouras e pediu mais atenção aos motoristas. Autoridades destacam que a segurança nas ferrovias depende da responsabilidade de todos e recomendam que ao se aproximar de trilhos, motoristas e pedestres sigam a regra: pare, olhe e escute.