São Paulo, 08 de setembro de 2025 – Hoje, 8 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, uma data criada pela UNESCO em 1967 para enfatizar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento humano. Neste contexto, a alfabetização bilíngue ganha destaque, com especialistas apontando que iniciar o aprendizado de um segundo idioma na infância amplia não apenas o domínio linguístico, mas também habilidades cognitivas e sociais. Eloisa Monteiro, coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Aubrick, ressalta que a infância é a melhor fase para introduzir um segundo idioma, pois o cérebro infantil é mais receptivo e aprende de forma natural.
A alfabetização em duas línguas apresenta semelhanças e diferenças. Tanto no português quanto no inglês, as crianças começam pelo reconhecimento do alfabeto latino, facilitando a identificação de letras e sons. No entanto, o inglês possui mais irregularidades na relação entre sons e letras, exigindo estratégias diferenciadas em sala de aula. Jacqueline de Freitas Cappellano, coordenadora pedagógica da Escola Internacional de Alphaville, explica que essa vivência paralela não confunde as crianças; ao contrário, amplia sua consciência fonológica e fortalece seu repertório linguístico.
Os benefícios do bilinguismo vão além da fluência em outro idioma. Crianças alfabetizadas em ambientes bilíngues demonstram maior flexibilidade cognitiva e habilidades de resolução de problemas. Cláudia Andreazza, coordenadora do colégio Progresso Bilíngue, destaca que a alfabetização bilíngue é uma oportunidade de desenvolvimento e inclusão, preparando as crianças para se tornarem cidadãos globais capazes de se adaptar a diferentes contextos. A educação bilíngue emerge assim como um motor de transformação social em um mundo globalizado.