Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revelou que 54% dos brasileiros se opõem à aprovação de uma anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta uma condenação de 27 anos e três meses de prisão por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e outros crimes. O levantamento, realizado nos dias 8 e 9 de setembro, antes da sentença do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou que 39% são favoráveis ao perdão, enquanto 2% se mostraram indiferentes e 4% não souberam opinar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Além disso, o Datafolha apontou que 61% dos entrevistados não desejam anistia para os responsáveis pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, enquanto 33% apoiam a medida. Este cenário se desenrola em um momento em que parlamentares bolsonaristas tentam acelerar a votação da anistia no Congresso Nacional, contando com o apoio de partidos do centrão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na semana passada que o governo trabalhará para barrar essa proposta.
Por fim, a pesquisa também revelou que 50% dos brasileiros defendem a prisão de Bolsonaro, enquanto 43% são contrários a essa ideia. O resultado do Datafolha reflete um clima de polarização política no país e destaca a resistência da população em relação à anistia, especialmente em um contexto marcado por tensões políticas e sociais.