A confiança da indústria exportadora no Brasil sofreu uma queda acentuada entre junho e agosto, conforme revelado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1º de setembro. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu de 50,2 para 45,6 pontos, refletindo um clima de pessimismo entre os empresários, que correlacionam essa desconfiança ao aumento das tarifas de exportação impostas pelos Estados Unidos desde o início de agosto.
O ICEI, que varia de 0 a 100, indica que valores abaixo de 50 sinalizam falta de confiança. A CNI observou que as tarifas de 50% afetam cerca de 55,4% das exportações brasileiras, levando a uma migração do otimismo ao pessimismo entre os empresários. Além disso, o Índice de Expectativas também caiu, indicando um futuro incerto para o setor.
Em resposta à situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o Itamaraty a considerar a aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica contra os EUA. No entanto, a CNI aconselha cautela e sugere que o Brasil busque negociações para mitigar os impactos negativos das tarifas, com uma comitiva planejando visitar Washington para dialogar com representantes americanos sobre a questão.