Uma comitiva formada por prefeitos, parlamentares e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) vistoriou, neste sábado (27), as obras de reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em trechos da rodovia BR-319, no Amazonas. A ponte sobre o Rio Curuçá desabou em 28 de setembro de 2022, causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de dez feridos, o que levou à montagem de uma ponte provisória para não interromper o fluxo da rodovia. Dez dias após o incidente, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também desabou. Desde 2021, o DNIT já tinha conhecimento dos riscos nos dois locais.
A comitiva, liderada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), avaliou o andamento das obras. No trecho sobre o Rio Curuçá, localizado no quilômetro 23 da rodovia, a obra foi finalizada e, segundo Braga, deve estar apta para o tráfego de veículos a partir de segunda-feira (29). O senador ressaltou que a entrega da ponte representa mais economia, qualidade de vida, mobilidade, logística e segurança para a população do Amazonas. “É uma ponte preparada estruturalmente ao novo tipo de carga sobre a BR-319, carretas bitrem. Vencemos os desafios logísticos e de engenharia e, agora, a ponte está pronta”, afirmou Eduardo Braga.
A nova ponte possui 150 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamento e passarela sinalizada na lateral. A estrutura recebeu um investimento total de R$ 28,4 milhões e enfrentou desafios como a variação das águas e a necessidade de um acesso lateral com aterro e balsa para manter o fluxo de veículos durante as obras. A inauguração está prevista para outubro, com a presença do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Um quilômetro à frente, a comitiva também visitou as obras da nova ponte sobre o Rio Autaz Mirim, cuja conclusão está prevista para dezembro.