A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou um pacote de 545 milhões de euros destinado a acelerar a transição energética limpa na África. O anúncio ocorreu durante o Global Citizen Festival, por meio de uma mensagem em vídeo, e está inserido no contexto da Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo a União Europeia, essa campanha visa aumentar a conscientização global e mobilizar investimentos públicos e privados para garantir acesso à energia limpa em todo o continente africano.
Von der Leyen destacou que as decisões tomadas pela África atualmente moldarão o futuro do mundo. Ela enfatizou que uma transição energética limpa no continente não só criará empregos e estabilidade, mas também ajudará a alcançar os objetivos climáticos globais. O pacote de 545 milhões de euros é parte do plano de investimento Global Gateway da União Europeia, que se compromete a apoiar a África em sua jornada rumo à energia limpa.
Além disso, o documento divulgado menciona que um dos objetivos é triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética globalmente, conforme as metas estabelecidas na COP28. O investimento expandirá os esforços da UE e do Team Europe na África, com novos projetos focados na eletrificação, modernização das redes elétricas e melhoria do acesso às energias renováveis.