A Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) está bastante movimentada nesta segunda-feira, 1º de setembro, em razão da colheita de banana-comprida e melancia. A informação foi dada por Aesso Felipe, gerente operacional do local, em entrevista ao repórter David Medeiros, do ac24horas. Segundo Aesso, o período entre safras da banana costuma ocorrer entre os meses de agosto e novembro, quando as chuvas retornam e a produção começa a se recuperar.
Hoje, a Ceasa observa uma grande quantidade de bananas, principalmente devido à queda nas exportações para estados como Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. O gerente explicou que Rondônia passou a investir mais na produção local, o que reduziu a procura pela banana do Acre. Além disso, o aumento na oferta está relacionado ao crescimento do cultivo de banana em Rio Branco. Contudo, Aesso alerta que essa alta na produção é passageira e que a entressafra deve ocorrer novamente até o final de setembro ou início de outubro.
Além da banana, a colheita de melancia também tem impulsionado o comércio no entreposto, atraindo clientes e abastecendo o mercado regional. Os preços das frutas variam entre R$ 5,00 e R$ 20,00, refletindo a dinâmica do mercado local e a sazonalidade das colheitas na região.