No dia 16 de setembro, a cineasta brasileira Barbara Marques foi detida pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) durante sua primeira entrevista para o pedido de residência permanente, conhecida como green card, em Los Angeles, Califórnia. Ela estava acompanhada do marido americano, Tucker May, com quem se casou em abril deste ano. A detenção ocorreu no escritório do órgão e causou surpresa devido ao uso de algemas na abordagem.
O processo para obtenção do green card é conhecido por sua complexidade e duração prolongada. Barbara Marques, reconhecida por seu trabalho no cinema brasileiro, buscava regularizar sua situação migratória após o casamento. O episódio expôs as dificuldades enfrentadas por imigrantes legais nos Estados Unidos e levantou questionamentos sobre os procedimentos adotados pelo USCIS durante entrevistas e detenções.
Este caso ganhou repercussão e pode influenciar discussões sobre os direitos dos imigrantes e as práticas das autoridades americanas de imigração. A situação da cineasta evidencia os desafios burocráticos e humanos presentes na política migratória dos EUA, podendo gerar impactos para outros estrangeiros que passam por processos semelhantes.