Cinco homens foram presos em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, na tarde de sexta-feira (5), suspeitos de roubar uma van que transportava seis cães de raça. Os criminosos foram detidos em flagrante enquanto desmanchavam o veículo, que havia sido roubado na madrugada anterior, durante uma ação criminosa em Guarulhos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os homens estavam em um carro em péssimo estado, utilizado para o transporte de peças do desmanche ilegal.
Os seis cães foram levados de um Centro de Treinamento na Rodovia Presidente Dutra, e um funcionário do local foi sequestrado e mantido refém por cinco horas. Até agora, três dos animais foram recuperados, incluindo um cão da raça São Bernardo e dois da raça Corgi, que foram resgatados por uma pessoa que se passou por tutora. Os tutores dos cães estão se organizando em um grupo para discutir as próximas ações a serem tomadas em relação ao caso.
As prisões levantam preocupações sobre a segurança dos animais e a crescente incidência de roubos relacionados a cães de raça na região. A polícia continua investigando o caso e busca identificar outros possíveis envolvidos no crime. A recuperação dos cães é uma prioridade para os tutores, que esperam reunir todos os animais o mais rápido possível.