Um ciclone extratropical se formou nesta terça-feira (9) sobre o Oceano Atlântico, a sudeste do Chuí, provocando ventos intensos no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, as rajadas mais fortes foram registradas entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, com Cambará do Sul atingindo 82 km/h. Em Porto Alegre, a capital gaúcha, houve chuvas fortes e ventos que variaram entre 50 km/h e 55 km/h ao longo da manhã.
As estações meteorológicas também relataram ventos significativos em outras localidades, como Rolante e Taquara, onde as rajadas chegaram a 76 km/h e 70 km/h, respectivamente. Em Santa Catarina, o Morro de Urupema registrou uma rajada de 84 km/h. A MetSul já havia previsto que o ciclone traria ventos fortes, embora não tão intensos quanto os ciclones anteriores que superaram os 100 km/h.
O ciclone deve passar por um rápido aprofundamento nas próximas horas e se tornar intenso em alto mar, afastando-se do continente. No entanto, ainda nesta noite, rajadas poderão ocorrer na Serra, no Litoral Norte e na área da Lagoa dos Patos. A previsão para quarta-feira (10) indica uma tendência de vento calmo a fraco na região.