Ederson Xavier de Lima, conhecido como Boré, chefe do Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso, foi preso na tarde do último domingo na Praia de Piratininga, em Niterói, Rio de Janeiro. A ação foi resultado de um trabalho conjunto entre o Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) do Rio e a Polícia Civil de Mato Grosso. Durante a abordagem, Boré tentou se passar por outra pessoa apresentando documentos falsos, mas teve sua identidade confirmada e foi detido.
Natural de Cuiabá (MT), Boré acumula diversas passagens pela polícia por crimes como tráfico de drogas, receptação e participação em organização criminosa. Em 2013, teve mandado de prisão expedido pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá para cumprimento de pena definitiva por tráfico. Em 2019, ele e um comparsa foram condenados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso por tráfico e associação para o tráfico, após serem flagrados com grandes quantidades de drogas em um imóvel usado como ponto de armazenamento.
A prisão reforça a estratégia das forças policiais para impedir que criminosos oriundos de outros estados utilizem o Rio de Janeiro como local de refúgio. A cooperação entre as polícias civil do Rio e de Mato Grosso demonstra a intensificação do combate ao crime organizado e ao tráfico interestadual de drogas.