A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) anunciou neste sábado (13) a identificação do corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira, desaparecido em 18 de março de 1976, em Buenos Aires. Na época, o músico acompanhava Toquinho e Vinícius de Moraes em uma turnê pela América do Sul. Segundo a Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF), Francisco foi morto a tiros e seu corpo foi enterrado sem identificação em uma vala comum na periferia da capital argentina.
O reconhecimento do corpo foi possível através de um processo de datiloscopia, que comparou impressões digitais. Francisco Tenório foi assassinado poucos dias antes do golpe militar que instaurou uma ditadura na Argentina. A CEMDP informou que o trabalho investigativo da EAAF foi realizado por ordem da Câmara Federal de Apelações em Buenos Aires, que buscava identificar cadáveres encontrados entre 1975 e 1983.
A CEMDP também destacou que está acompanhando outros casos relacionados à Operação Condor, uma aliança entre ditaduras da América Latina nos anos 70. A comissão se comprometeu a oferecer apoio à família de Francisco Tenório e a colaborar nas diligências para localizar os remanescentes humanos do músico, vítima da violência política na região.