Na noite de sexta-feira, 26 de setembro de 2025, Belém foi palco do lançamento da Casa Futura, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho. O evento de abertura incluiu a pré-estreia do programa Caça Joia Belém e uma roda de conversa com músicos paraenses, que ressaltou os talentos da cena independente regional. A Casa Futura abre suas portas com uma programação especial que se estenderá durante todo o mês de outubro, com foco em debates sobre mudanças climáticas em preparação para a COP30.
O espaço trará conteúdos, projetos e metodologias do Canal Futura para a região Norte, promovendo atividades em parceria com organizações locais. Durante três meses, o público poderá participar de oficinas, rodas de conversa e exibições de filmes que abordam temas relacionados à educação, cultura e qualificação profissional. Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura, destacou que “a Casa Futura chega a Belém como espaço de encontros, trocas e formação, reafirmando o compromisso do Futura com a valorização dos saberes locais”.
A partir de 15 de outubro, as oficinas abertas ao público abordarão temas como proteção integral de crianças e adolescentes, educação para relações étnico-raciais, diversidade e inclusão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Canal Futura. Vanessa Ronchi, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho, afirmou que haverá uma agenda diversificada com oficinas, lançamentos de filmes e rodas de conversa sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, convidando todos a participar das atividades oferecidas.