A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouvirá na próxima segunda-feira, 15, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como ‘Careca do INSS’. Ele é apontado como um dos principais operadores das fraudes relacionadas ao INSS. A convocação foi confirmada pelo presidente da comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), em um vídeo divulgado neste domingo (14).
A decisão de ouvir ‘Careca’ ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter desobrigado sua presença na CPMI, tornando-a facultativa. Apesar disso, Viana afirmou que a oitiva será mantida e destacou a importância do depoimento para esclarecer as suspeitas levantadas pela Polícia Federal. O senador também mencionou que a defesa de Antunes confirmou seu desejo de depor e expor seu posicionamento sobre as acusações.
A investigação da Polícia Federal aponta Antunes como um dos principais envolvidos em um esquema fraudulento de descontos em aposentadorias. Recentemente, ele e Maurício Camisotti, outro suspeito, foram presos durante uma nova fase da Operação Sem Desconto. A CPMI busca elucidar um escândalo que afeta a previdência social no Brasil e que já resultou na devolução de R$ 1,29 bilhões a aposentados lesados por fraudes.