O programa ‘Caminhos da Reportagem’, da TV Brasil, apresenta nesta segunda-feira (15) uma análise sobre os fatores que tiraram o Brasil do Mapa da Fome. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente menos de 2,5% da população brasileira enfrenta subnutrição, um avanço significativo em relação a anos anteriores. No entanto, especialistas alertam que é crucial implementar um conjunto de ações para evitar um retrocesso na segurança alimentar do país.
O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, enfatiza que a erradicação da fome depende de decisões políticas firmes, articulação entre setores e disponibilidade financeira. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, também destaca que o desmantelamento de programas sociais nos últimos anos contribuiu para o aumento da insegurança alimentar. A reportagem visita comunidades no semiárido baiano, onde iniciativas locais têm promovido a produção de alimentos saudáveis e a superação da pobreza.
Apesar dos avanços, cerca de 3,6 milhões de brasileiros ainda enfrentam insegurança alimentar grave. O governo e a sociedade civil devem trabalhar juntos para garantir que aqueles que saíram do Mapa da Fome não voltem a enfrentá-lo. O episódio ‘O que tirou o Brasil do Mapa da Fome?’ traz soluções e exemplos práticos que podem ser replicados em outras regiões do país, e será exibido às 23h na TV Brasil.