Na Câmara dos Deputados, novas discussões na Comissão Mista de Orçamento (CMO) revelaram uma preocupante falta de recursos para lidar com as mudanças climáticas no Brasil. Marcelo Medeiros, diretor interino da Agência Nacional de Águas (ANA), alertou que, se a situação persistir, até 40% da rede de monitoramento hídrico do país poderá ser desligada até o final do próximo ano, comprometendo a gestão dos recursos hídricos em um cenário já crítico.
O deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) destacou a importância do apoio federal e mencionou que o governo estadual deve apresentar propostas orçamentárias para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele elogiou a ajuda do governo federal, que aprovou um novo programa para tratar das dívidas dos estados, permitindo que Goiás libere recursos significativos para investimentos em infraestrutura e meio ambiente.
Medeiros também enfatizou que as mudanças climáticas podem levar todos os estados a enfrentar escassez de água até 2040, devido ao aumento da temperatura e suas consequências. Rubem propôs que parte do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) seja direcionada para iniciativas ambientais, buscando minimizar os impactos das atividades econômicas sobre o meio ambiente e promovendo uma discussão mais ampla sobre o orçamento nacional.