A Câmara Municipal de Macapá concedeu, na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro de 2025, durante a 47ª Sessão Ordinária, uma Moção de Aplausos aos 13 integrantes da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Amapá. A homenagem, proposta pelo vereador e presidente da Casa, Pedro DaLua (União Progressista), visa reconhecer os relevantes serviços prestados pela equipe no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em Macapá.
Entre as ações destacadas, está a operação realizada em 17 de agosto deste ano, que resultou na desarticulação de uma base de apoio a uma facção criminosa. Durante a ação, foram efetuadas duas prisões em flagrante e apreendidas mais de R$ 380 mil em espécie, além de armamentos e drogas. No primeiro semestre de 2025, a Denarc também registrou a maior apreensão da história da Polícia Civil do Amapá, com 400 quilos de cocaína pura, causando um prejuízo estimado em R$ 170 milhões ao crime organizado.
Pedro DaLua enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho dos policiais civis, afirmando que é dever da sociedade valorizar aqueles que garantem a segurança da população. Ele destacou que essa homenagem é um gesto simbólico diante da grandeza do trabalho realizado pela Denarc, que protege o presente e o futuro das famílias amapaenses contra as facções criminosas.