Na noite de 10 de setembro, um novo voo com 54 brasileiros repatriados dos Estados Unidos aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, Minas Gerais. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania confirmou que o voo chegou às 22h20, trazendo a maioria dos passageiros composta por homens desacompanhados, representando 74% do total, além de três crianças e duas pessoas idosas com 60 anos ou mais.
Desde fevereiro deste ano, o governo federal já organizou 21 operações de repatriação, resultando no retorno seguro de mais de 1,8 mil brasileiros que se encontravam em situação de vulnerabilidade no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Os voos ocorreram em diversas datas ao longo dos meses, refletindo um esforço contínuo para garantir a segurança e dignidade dos repatriados.
A operação faz parte do programa Aqui é Brasil, que visa oferecer acolhimento humanizado a brasileiros repatriados ou deportados. Essa iniciativa é uma resposta articulada do governo à deportação e repatriação forçada, reafirmando o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas que retornam ao país.