Na terça-feira, 9 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados do Brasil sediou a cerimônia de instalação do Capítulo Brasil da Rede Parlamentar do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A iniciativa, coordenada pelo deputado Zé Neto (PT-BA), busca conectar parlamentares a dados, especialistas e fóruns internacionais, influenciando políticas e investimentos das duas instituições financeiras multilaterais. Zé Neto enfatizou a importância da parceria, destacando que 40% dos investimentos do FMI e do Banco Mundial no Brasil são direcionados à infraestrutura, além de setores como agro e energia limpa.
Durante o evento, Zé Neto ressaltou que a atuação será suprapartidária, com o objetivo de trazer demandas e realizar estudos de viabilidade. O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), presente na cerimônia, também destacou a relevância da aproximação entre o Parlamento e os bancos internacionais para o desenvolvimento econômico do país. A cerimônia contou com a participação de figuras importantes, como a diretora regional do Banco Mundial, Cecile Fruman, e o diretor da Corporação Financeira Internacional (IFC), Manuel Reyes-Retana.
A criação do Capítulo Brasil representa uma nova fase na relação do país com instituições financeiras globais, que desde 1944 têm apoiado a reconstrução e o desenvolvimento de nações. A expectativa é que essa colaboração traga novos investimentos e soluções para os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil, promovendo um diálogo contínuo entre os parlamentares e os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.