O último dia de disputas do Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Singapura, foi marcado por conquistas significativas para o Brasil. Neste sábado (27), Mariana Gesteira brilhou ao conquistar o ouro nos 50 metros livres S9, enquanto Gabriel Bandeira e Mayara Petzold trouxeram prata e bronze, respectivamente, nos 100m borboleta S14 e 50m borboleta S6. Com esses resultados, o Brasil encerrou a competição na sexta colocação do quadro de medalhas, totalizando 39 pódios: 13 ouros, 16 pratas e 10 bronzes.
O desempenho dos nadadores brasileiros superou a performance registrada nos Jogos Paralímpicos de Paris do ano passado, onde o país somou 26 medalhas. Mariana Gesteira se destacou como tricampeã mundial nos 50m livre S9, com um tempo de 27s60, e também conquistou ouro nos 100m costas e prata nos 100m livre. Outros atletas como Gabriel Araújo e Carol Santiago também contribuíram significativamente para a contagem de medalhas do Brasil no Mundial.
Com a Itália liderando o quadro de medalhas com 46 pódios, seguida pelos Estados Unidos e China, o Brasil demonstrou um avanço notável em relação a competições anteriores. O sucesso no Mundial não apenas reforça a força da natação paralímpica brasileira, mas também estabelece um novo padrão para as futuras competições internacionais.