As principais bolsas da Europa operam em alta na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro, impulsionadas por ações dos setores de mineração, farmacêutico e aéreo. Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrou um ganho de 0,38%, alcançando 556,65 pontos. O subíndice europeu de mineração avançou 1,2%, impulsionado pela renovação da máxima histórica do ouro e pela valorização do cobre.
Em Londres, as ações dos grupos farmacêuticos GSK e AstraZeneca subiram 2,3% e 0,80%, respectivamente. A GSK anunciou a nomeação de Luke Miels como novo CEO, enquanto a AstraZeneca planeja listar suas ações diretamente em Nova York, mantendo sua sede no Reino Unido. Em Frankfurt, a Lufthansa teve uma alta de 1,2% após anunciar cortes de cerca de 4.000 empregos até 2030 devido ao aumento da automação.
Os investidores europeus também estão atentos ao índice de sentimento econômico da zona do euro, que subiu para 95,5 pontos em setembro. Nas próximas horas, declarações de autoridades do Federal Reserve e do Banco Central Europeu serão monitoradas de perto, pois podem sinalizar mudanças na política monetária dos EUA e da Europa. Às 6h54 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,61%, enquanto as bolsas de Paris e Frankfurt apresentavam altas modestas.