O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para apoiar empresas brasileiras prejudicadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, fez o anúncio neste sábado (27), destacando que mais R$ 5 bilhões serão disponibilizados em financiamentos nos próximos dias. Mercadante afirmou que o Brasil ‘entrou de gaiato na história’ das tarifas e ressaltou a força econômica do país, que atrai investimentos internacionais.
Durante uma entrevista ao programa Brasil do Povo, da RedeTV!, Mercadante comentou sobre as razões por trás das ações dos Estados Unidos e mencionou que as redes sociais têm contribuído para a polarização das relações sociais. Ele também se mostrou aberto a negociações com Washington, especialmente em temas estratégicos como terras raras. O presidente do BNDES avaliou que a relação entre os dois países pode ser aprimorada, destacando a importância de aproveitar as oportunidades criadas pela atual administração brasileira.
Mercadante ainda enfatizou que o Brasil busca uma posição de liderança no ‘Sul Global’, referindo-se aos países em desenvolvimento. Ele mencionou que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral da ONU fortaleceu essa liderança e que há espaço para diálogo, apesar das críticas às medidas unilaterais dos EUA. O presidente do BNDES acredita que os brasileiros devem decidir sobre seu futuro e que é fundamental olhar para frente nas negociações internacionais.