Um barco da Global Sumud Flotilla, que transportava ajuda humanitária para Gaza e ativistas pró-Palestina, foi atingido por um objeto em chamas no porto de Sidi Bou Said, na Tunísia. O incidente, que foi registrado em vídeo, mostra que a embarcação foi atingida por um drone, resultando em danos ao convés principal e ao armazenamento abaixo do convés. Apesar do ataque, todos os seis ocupantes da embarcação estão a salvo.
A Global Sumud Flotilla (GSF) denunciou o ataque e destacou a gravidade da situação enfrentada pelos civis em Gaza. Este incidente ocorre em um contexto de crescente tensão na região, com Israel emitindo uma ordem de evacuação em larga escala para Gaza City, à medida que se prepara para uma ofensiva expandida. A situação humanitária em Gaza já é crítica, e esse ataque pode agravar ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos civis.
As implicações desse ataque são significativas, pois refletem a escalada do conflito no Oriente Médio e levantam preocupações sobre a segurança das operações humanitárias na região. A GSF e outras organizações humanitárias podem enfrentar desafios adicionais para fornecer assistência aos necessitados, enquanto a comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos dessa crise.