O Banco do Nordeste (BNB) investiu mais de 40 bilhões de reais em financiamentos para projetos de energia renovável na região Nordeste ao longo da última década, informou o presidente da instituição, Paulo Câmara, durante o Veja Fórum de Energia Elétrica realizado em São Paulo nesta segunda-feira (29). Apesar dos avanços significativos, Câmara destacou que a região ainda está muito aquém do seu potencial máximo no setor energético.
O presidente do BNB ressaltou que os principais desafios atuais estão relacionados à transmissão e distribuição da energia gerada. “Temos alguns gargalos na transmissão, para escoar a energia em sua totalidade”, afirmou, enfatizando que o crescimento da geração precisa ser acompanhado por melhorias na infraestrutura de distribuição. Para isso, o banco está direcionando financiamentos a projetos prioritários que visam superar essas limitações.
Além disso, Paulo Câmara comemorou o interesse crescente do setor privado em investir no Nordeste. Um edital lançado pelo BNB no final de maio recebeu propostas que somam cerca de 127 bilhões de reais, muito acima dos 10 bilhões inicialmente previstos para financiamento. Os projetos abrangem áreas como energia renovável, indústria sustentável e bioeconomia, com seleção dos vencedores prevista para novembro. “Vamos ter muita coisa acontecendo no Nordeste”, concluiu o executivo.