Um ataque na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, Ceará, na manhã de quinta-feira (25), resultou na morte de dois alunos e deixou três feridos. A polícia civil do Ceará investiga o tráfico de drogas como possível motivação do crime, tendo prendido um suspeito na manhã seguinte. O delegado João Alberto informou que, na bolsa de um dos alunos mortos, foram encontradas embalagens e uma balança de precisão, sugerindo envolvimento com entorpecentes.
O crime ocorreu durante o intervalo das aulas, por volta das 9h30, quando os alunos estavam fora das salas. Imagens de câmeras de segurança mostram os atiradores chegando de moto e disparando contra os estudantes. O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, confirmou que o ataque foi uma execução premeditada e que as investigações estão em andamento para determinar a motivação exata.
A hipótese de confronto entre facções criminosas é uma das linhas investigativas, conforme apuração da TV Globo. O governador Elmano de Freitas destacou que sete facções disputam o domínio do tráfico no estado, responsável por 90% dos homicídios no Ceará. A violência entre esses grupos tornou o estado o mais letal do Brasil em 2024, com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes.