O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em regime domiciliar e condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, enfrenta severas limitações em sua capacidade de se comunicar publicamente. No entanto, seus apoiadores desenvolveram um ‘Bolsonaro de Inteligência Artificial’, que tem sido utilizado para disseminar mensagens entre os aliados do ex-chefe do Poder Executivo federal. Em um vídeo que circula nas redes sociais, Bolsonaro é retratado como uma vítima de uma condenação injusta imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
A gravação inclui trechos em que Bolsonaro afirma ter enfrentado um sistema corrupto e traidor, sugerindo que sua condenação é resultado de uma vingança. Os ministros do STF consideraram que ele liderou uma organização criminosa e articulou planos para a ruptura institucional. A montagem do vídeo evoca a mobilização de aliados do presidente Lula durante sua prisão por corrupção, destacando a polarização política no Brasil.
Além da criação do vídeo, aliados de Bolsonaro no Congresso Nacional estão trabalhando para colocar em votação um projeto de anistia que poderia beneficiá-lo. A mensagem do vídeo conclui que a luta de Bolsonaro contra seus opositores apenas começou, sinalizando um possível aumento na tensão política à medida que seus apoiadores tentam reverter sua condenação.