O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 expõe uma realidade preocupante nas escolas de Roraima, onde muitos alunos da Educação Básica não conseguem aprender o básico em Língua Portuguesa e Matemática. Embora 90% das crianças ingressem na pré-escola, apenas 8,1% dos estudantes do 9º ano apresentam aprendizagem adequada. Além disso, a infraestrutura das escolas é alarmante, com apenas 70,9% das salas climatizadas e menos da metade das instituições oferecendo laboratórios de informática e ciências.
Os dados do anuário indicam que, entre os alunos do Ensino Médio, apenas 69% concluem a etapa aos 19 anos, com apenas 3,3% demonstrando aprendizado adequado. Essa situação é ainda mais crítica nas escolas localizadas no interior e nas comunidades indígenas, onde as carências são mais acentuadas. O contraste entre as promessas políticas e a realidade vivida nas salas de aula evidencia a necessidade urgente de reformas no sistema educacional do estado.
As informações apresentadas no Anuário revelam a discrepância entre as declarações oficiais e a realidade enfrentada pelos alunos e professores. A falta de recursos e infraestrutura adequada compromete o aprendizado e perpetua um ciclo de baixa qualidade educacional. A situação exige atenção imediata das autoridades para garantir uma educação pública de qualidade em Roraima.

